Paz. O que a palavra lhe traz à mente? Você pensa nos conflitos atualmente acontecendo ao redor do mundo, ou talvez em estar admirando um belo pôr do sol? O Oxford English Dictionary descreve a paz como: “Liberdade de ansiedade, perturbação (emocional, mental ou espiritual) ou conflito interno; calma, tranquilidade”. Mas por que a paz é tão importante e o que a Bíblia diz sobre isso? Neste blog, vamos mergulhar profundamente na paz e descobrir o que isso significa para nossas vidas hoje, além de ver dez versículos bíblicos sobre paz. É interessante como a definição de paz do dicionário descreve a falta de algo. A paz é o que fica quando a ansiedade e o conflito desaparecem, mas a paz pode também ser ativa?
Existem 420 menções à paz na Bíblia, então você pode ter certeza de que ela está no topo da agenda de Deus. No Antigo Testamento, a palavra paz vem de 'shalom', que significa muito mais do que apenas ausência de conflito, mas significa integridade, segurança e completude. Ainda é usada como uma bênção hoje em Israel e quando se cumprimenta ou se diz adeus a alguém, você está na verdade abençoando-o com paz. Você está dizendo: “que você esteja cheio de bem-estar” ou “que a saúde e a prosperidade estejam com você”. A paz, portanto, é uma poderosa dádiva de bênção e, longe de ser a ausência de algo, a paz é uma coisa por si só. É o dom da totalidade. Este vídeo (disponível em ingês) tem uma explicação mais completa de 'shalom'. Shalom não se restringe apenas à ausência de conflito, mas é aquela sensação de bem-estar e completude, que abrange todos os aspectos da vida: negócios, vida doméstica, bem-estar físico, bem-estar emocional e mental. Você pode ler mais sobre o significado de shalom aqui (disponível em inglês).
No Novo Testamento, a palavra 'paz' é mais comumente traduzida como Eirene que vem de eirō, que significa "unir, atar junto em um todo". Este conceito traz à mente Eclesiastes 4:12: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Com Deus intimamente envolvido em nossas vidas, temos o dom desta habitação shalom ou paz. Existem diferentes maneiras de acessar essa paz, e praticar a atenção plena pode ser muito útil. Para mais dicas sobre mindfulness como cristão, confira nosso blog aqui.
O Príncipe da Paz é um dos nomes de Jesus. A paz é Sua identidade, e Ele a concede a nós também.
Quando nos tornamos cristãos, Jesus não nos promete uma vida livre de problemas. Em vez disso, Ele nos promete Sua dádiva de paz, essa sensação de plenitude, mesmo quando enfrentamos as tempestades desta vida. A paz de Jesus é literalmente de outro mundo.
A paz traz esperança. A paz de Jesus é o que combate as inseguranças que podem causar estragos em nossas mentes. O que quer que estejamos enfrentando, que possamos conhecer essa paz e alegria que nos levará à coisa mais brilhante: a esperança Nele.
A paz vem como um antídoto para a preocupação. Quando nos sentimos consumidos pela confusão, dúvida ou desespero, a paz de Deus vem e guarda nossas mentes em Jesus. Então, ao nos tornar inteiros, ela reafirma nossa identidade e o que sabemos ser verdade. A paz nos lembra quem somos.
A paz nos ajuda a dormir. Se você está sentindo ansiedade ou insônia à noite, peça a Deus a Sua paz agora e receba a bênção do descanso. Você pode achar este blog útil em sua jornada para um sono tranquilo.
A morte de Jesus na cruz significa que podemos receber a paz de Deus no lugar do castigo devido por nossos pecados. Que troca incrível, que nos deu esta preciosa dádiva de paz.
Como ministros de reconciliação (2 Coríntios 5:20), é nosso trabalho mostrar o que é viver como amigos de Deus. O dom da salvação é uma boa notícia! É uma bênção compartilhar a paz desta boa notícia. Que belo ministério Ele nos deu! Não que nos sentíssemos pressionados a compartilhar nossa fé, mas que Sua presença seria tão evidente em nossas vidas que simplesmente transbordaria.
Sua paz guarda nossas mentes. No meio da tempestade, quando sentimos que estamos perdendo o controle, podemos pedir Sua paz e Ele a concederá. Às vezes, pode não fazer sentido, mas está disponível para nós que pedimos.
Distante de sermos impotentes e precisarmos da paz de Deus para nos pacificar como cristãos, Deus nos dá autoridade para falar de paz em situações ao nosso redor que precisam do toque do céu. Saia com autoridade e fale ao mundo ao seu redor, abençoando-o com paz em nome de Jesus.
A paz é um mandamento que Jesus deu à natureza. Seus discípulos disseram: “até o vento e as ondas lhe obedecem!” Que a paz esteja com você, em tudo o que você estiver fazendo; espero que esses versículos bíblicos sobre paz o ajudem em seu caminho hoje.
Download Glorify Today