O diário bíblico pode ser a ferramenta que leva seu tempo devocional para o próximo nível, abrindo o caminho para se aprofundar e ter uma melhor comunicação com Deus. Este texto apresentará os benefícios de se fazer um diário, como você pode começar, os diferentes tipos de diários bíblicos e o que fazer quando você estiver travado. Vamos começar com os benefícios do diário. Em sua forma mais básica, o diário bíblico é simplesmente fazer anotações relacionadas ao que você leu. Isso pode ajudar a manter o controle de sua vida de oração, a reter mais as escrituras e registrar o que Deus está fazendo em você. Muitos estudos descobriram que os alunos que fazem anotações de livros didáticos se lembram e entendem mais do que aqueles que não fazem; o mesmo é verdadeiro para manter um diário durante seu tempo devocional. Reservar um tempo para pensar e registrar sobre o que Deus está falando com você pode fazer com que você desacelere e se envolva melhor com as escrituras. Em outras palavras, você irá mais fundo no conhecimento da Bíblia. Outro benefício é manter um registro de como você está se sentindo, o que está acontecendo em sua vida e sobre o que Deus está falando com você. Embora não existam regras, já que um diário é tão individual quanto a caligrafia de alguém, tente começar lendo uma passagem da Escritura. Esteja você explorando os livros da Bíblia, abrindo uma página aleatória, usando um devocional ou um aplicativo como o Glorify, pare um momento para refletir e fazer algumas perguntas a si mesmo. O que Deus está tentando dizer aqui? Como isso se relaciona com a minha vida? Como Deus está falando comigo aqui? Quando se trata de colocar a caneta no papel, aqui estão algumas maneiras diferentes de fazer isso.
Este é bastante autoexplicativo e provavelmente o mais comum. Escolha uma passagem de seu tempo devocional que salte aos seus olhos. Aquela que você lê e percebe que se encaixa na sua vida. Escreva e medite sobre ela. Pense no que cada palavra significa, o que Deus está tentando dizer e o que você pode fazer a respeito. A seguir, deixe o Espírito Santo falar com você e registre o que Ele diz. Alguns dias, essa parte pode acabar ficando em branco. Nesse caso, copie os versículos e deixe por isso mesmo. Será um lembrete maravilhoso do que Deus estava falando com você quando você voltar a olhar para eles.
Este é mais íntimo do que um "Querido Diário", mas em vez disso, é "Querido Deus". Exatamente como o nome indica, escreva como se estivesse escrevendo uma carta para um familiar próximo ou para um amigo. Nesse caso, você não precisa se conter. Inclua tudo o que você quiser, partes positivas e negativas, como faria em um diário. Escreva sobre sua raiva com aquele colega ou sobre sua luta no casamento. Coloque ali sobre sua dor, seus segredos e seus medos. Escreva sobre as maneiras pelas quais Deus se faz presente e como Ele tem trabalhado em sua vida. Pense nisso como uma oração escrita. Muitas vezes, olhando para trás, você verá como Deus se moveu naquela situação e quão fiel Ele tem sido.
Alguns anos atrás, o hábito de colorir chegou até os adultos em toda parte. Elogiado por sua capacidade de acalmar uma mente ansiosa e liberar a criatividade, não é de se admirar que tenha se tornado tão popular. O diário bíblico é semelhante. Exceto que, em vez de pintar dentro de um desenho, trata-se de colorir algumas palavras ou linhas das escrituras e deixar a criatividade fluir. Pode ser enfeitando a Bíblia com desenhos coloridos e escrita decorativa ou mesmo escrevendo notas nas margens. Não precisa ser em uma Bíblia física real; pode ser facilmente um diário. Para algumas pessoas, o diário bíblico dá vida às páginas das Escrituras e as torna mais relacionáveis. Focar em responder criativamente às escrituras ajuda a absorver as palavras. Afinal, Deus é o mestre criador.
O diário de gratidão ajuda a focar nas bênçãos de Deus, e não no que não temos recebido. Comece escrevendo três coisas pelas quais você é grato a cada dia; às vezes, a noite é mais fácil do que pela manhã, pois um dia inteiro já passou. Reserve um tempo para agradecer a Deus por cada uma. [caption id="attachment_2337" align="alignnone" width="1024"]
Foto de Priscilla Du Preez[/caption] Qualquer um desses diários pode ser feito em papel ou mesmo digitalmente. O Glorifytem uma seção do aplicativo que facilita o registro dessas anotações. Salve escrituras ou citações que chamam a sua atenção e use a seção de anotações para escrever sobre elas usando as ideias acima. Socorro! As palavras não estão vindo. O que você faz quando fica travado? Todos nós já passamos por isso. Sem saber por onde começar, chegando a um bloqueio mental, sem inspiração.
No mundo criativo, existe um sistema chamado Morning Pages (páginas matinais), cunhado por Julia Cameron, projetado para a recuperação criativa e para fazer as coisas fluírem. É fácil pegar esse conceito e aplicá-lo ao diário cristão. Comece abrindo uma nova página do diário ou, melhor ainda, use folhas soltas, pois você pode jogá-las fora, respire um pouco e depois escreva. Aqui está a jogada: não pare para pensar sobre o que você está escrevendo; apenas escreva o que sair. Esta não é uma carta ao presidente. Quem se importa se há erros de grafia ou se nada faz sentido. Pode ser tudo sem sentido! Não deixe que esse seu cérebro consciente e analítico em excesso atrapalhe a sua alma. Ninguém vai ver essas páginas. Você nem mesmo precisa lê-las novamente. Deixe suas preocupações, inquietações, ciúmes, alegrias e felicidade saírem. Todas essas coisas que estão incomodando no fundo de sua mente. Se escrever a mesma palavra repetidamente ajuda, então faça isso. Comprometa-se com três páginas por dia. No início, pode parecer estranho, mas com o tempo isso se tornará natural. Não fique preso aos detalhes. Um diário deve ser exclusivo para cada pessoa. Alguns serão preenchidos com desenhos e tinta colorida, enquanto outros podem ter uma caligrafia perfeita alinhando cada página, e alguns serão digitais. O importante é a comunicação com Deus e Sua palavra.
Download Glorify Today