A oração de São Patrício, muitas vezes chamada de "Peitoral", já foi muito usada em tempos de dificuldade. Estamos vivendo em tempos estranhos. Quem poderia imaginar que enfrentaríamos a Covid-19, estabelecimentos fechados e quarentenas nos últimos dois anos? Muito tem sido escrito sobre medo, incerteza e solidão, mas esses não são problemas atuais. A humanidade vem enfrentando questões como essas há milhares de anos. Em resposta, encontro conforto em retornar às antigas práticas dos cristãos que seguiram Jesus centenas de anos atrás, e uma dessas práticas é a Peitoral de São Patrício.
Um peitoral refere-se a uma peça de armadura usada em batalha. A Peitoral de São Patrício é uma famosa oração atribuída ao santo padroeiro mais amado da Irlanda. É um escudo para proteção divina, e como precisávamos disso durante a pandemia! De acordo com a tradição, São Patrício a escreveu em 433 d.C. na abordagem a um rei potencialmente hostil. A oração funcionou, e Patrício levou o rei irlandês Laoghaire e seus súditos ao cristianismo. A oração faz parte do Liber Hymnorum, uma coleção de hinos do século 11 encontrados em dois manuscritos mantidos em Dublin. Ela foi editada em 1888 (Vita Tripartita), em 1898 (Liber Hymnorum), e publicada em 1903 no Thesaurus Paleohibernicus. O Liber Hymnorum dá este relato de como São Patrício usou esta oração. Aparentemente, ele cantou as palavras quando uma emboscada foi armada contra sua vinda pelo rei Loegaire, para que ele não fosse a Tara pregar sobre Jesus. E então pareceu para aqueles que estavam à espreita, que eles (São Patrício e seus monges) eram veados selvagens com um cervo a segui-los. A descrição conclui "fáeth fiada a hainm", que foi interpretado como "O Grito do Cervo" pelo editor medieval do Liber Hymnorum (daí a conexão com a metamorfose do cervo). Ainda assim, no irlandês antigo, fáeth fiada refere-se adequadamente a uma "névoa de ocultação".
Cada verso da oração começa com "Atomruig indiu", "Hoje me levanto", e esta frase é repetida no início da maioria dos versos. É seguido por uma lista de fontes de força invocadas como um reforço, na oração. O primeiro verso invoca a Trindade. O segundo verso invoca o batismo, morte, ressurreição, ascensão e futuro retorno de Cristo no último dia. O terceiro verso invoca as virtudes dos anjos, patriarcas, santos e mártires. O quarto verso as virtudes do mundo natural: o sol, a lua, o fogo, o relâmpago etc. O quinto verso invoca vários aspectos de Deus – Sua sabedoria, Seu olho, Seu ouvido, Sua mão. O sexto verso lista as coisas contra as quais a proteção é necessária – contra as armadilhas dos demônios, as tentações da natureza, aqueles que desejam o mal. Esta lista de coisas contra as quais a proteção é necessária continua no próximo verso– falsos profetas, pagãos, hereges, magos, druidas, ferreiros (gobann). O próximo verso pede que Cristo esteja em todas as coisas – Cristo em mim, ao meu redor, nos olhos, ouvidos e boca das pessoas que encontro. O último verso retorna ao tema da Trindade.
A espiritualidade de São Patrício brilha através das palavras líricas desta antiga oração irlandesa. O leitor da Oração de São Patrício não tem dúvidas de sua profunda fé e forte crença na batalha entre o bem e o mal. Ele acreditava que essa batalha só poderia ser enfrentada pedindo a ajuda e proteção de Deus. Enquanto você lê esta antiga oração, oro para que a sabedoria e o amor de Deus, que Patrício conhecia, o confortem hoje.
Verso 1
Hoje me levanto, Por uma grande força, pela invocação da Trindade, Pela fé na Tríade Pela afirmação da unidade do Criador da Criação.
Verso 2
Hoje me levanto, Pela força do nascimento de Cristo em Seu batismo, Pela força da crucificação e do sepultamento, Pela força da ressurreição e ascensão, Pela força da descida para o Julgamento Final.
Verso 3
Hoje me levanto, Pela força do amor dos Querubins, Em obediência aos Anjos, A serviço dos Arcanjos, Pela esperança da ressurreição e da recompensa, Pelas orações dos Patriarcas, Pelas previsões dos Profetas, Pela pregação dos Apóstolos Pela fé dos Confessores, Pela inocência das Virgens santas, Pelos atos dos Bem-aventurados.
Verso 4
Hoje me levanto, Pela força do céu: Luz do sol, Clarão da lua, Esplendor do fogo, Pressa do relâmpago, Presteza do vento, Profundeza dos mares, Firmeza da terra, Solidez da rocha.
Verso 5
Hoje me levanto, Que a força de Deus me dirija, Que o poder de Deus me ampare, Que a sabedoria de Deus me guie, Que o olhar de Deus me vigie, Que o ouvido de Deus me ouça, Que a palavra de Deus me faça eloquente, Que a mão de Deus me guarde, Que o caminho de Deus me esteja à frente, Que o escudo de Deus me proteja, Que o exército de Deus me defenda Das armadilhas do demônio, Das tentações do vício, De todos os que me desejam mal, Longe e perto de mim, Agindo só ou em grupo.
Verso 6
Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal, Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma, Contra a encantação de falsos profetas, Contra as leis negras do paganismo, Contra as leis falsas dos hereges, Contra a arte da idolatria, Contra feitiços de bruxas e magos, Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.
Verso 7
Cristo guarde-me hoje, Contra veneno, contra fogo, Contra afogamento, contra ferimento, Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.
Verso 8
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim, Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim, Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo ao me deitar, Cristo ao me sentar, Cristo ao me levantar,
Verso 9
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim, Cristo na boca de todos que falarem em mim, Cristo em todos os olhos que me virem, Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem. Hoje me levanto, Por uma grande força, pela invocação da Trindade, Pela fé na Tríade, Pela afirmação da Unidade, Pelo Criador da Criação.
Verso 10
A salvação é do Senhor A salvação é do Senhor A salvação é de Cristo Que a tua salvação, Senhor, esteja sempre conosco! Amém.
Foto de and Learn Photography no Unsplash Foto de Henrique Craveiro no Unsplash
Download Glorify Today