Logo

Jesus lava os pés dos discípulos

Jesus lava os pés dos discípulos

Jesus lava os pés dos discípulos, mas o que isso tem a ver comigo e com você, nos dias de hoje? Afinal, já inventaram sapatos fechados e todo aquele pó que juntava naquela época, não é algo que hoje nos preocupa. Então, qual é a lição que Ele queria transmitir com esse ato?

Um novo ritual?

Muitas foram às práticas propostas a nós na bíblia que devem ser reproduzidas no corpo de Cristo hoje. Embora seja carregada de belos simbolismos, não é um ritual estipulado por Jesus de forma obrigatória em sua literalidade, mas sim em sua essência. E qual seria, então, o objetivo de Jesus ao decidir lavar os pés de seus discípulos?

Jesus lava os pés dos discípulos com intencionalidade

O principal objetivo que Jesus tinha com essa atitude era ensinar a importância de que nossas relações devem ser guiadas pelo serviço, vulnerabilidade, entrega e humildade.

Serviço

Considerando a necessidade do outro superior à sua, Jesus demonstra a importância em se colocar à disposição e ser resposta ao que o outro precisa, mesmo que Ele também precisasse que a mesma coisa fosse feita por Ele. Afinal, os pés de Jesus estavam impregnados de poeira de igual forma.

Vulnerabilidade

Consegue imaginar a cena? Alguém pegando em seus pés, sujos, fornecendo uma limpeza especial. Algo que você mesmo poderia fazer, mas essa pessoa, em amor, ignora que pode ser bem desconfortável se livrar de todo o barro e se empenha em deixar seu pé o mais limpo possível!

Entrega

Então, com esse ato de vulnerabilidade, os discípulos se permitiram, apesar da rápida resistência de Pedro, apontada no texto, serem cuidados por seu mestre. E, para isso, abdicar do orgulho foi fundamental.

Humildade

Jesus, aquele que é superior, coloca-se em uma posição de inferioridade e serve a todos e, com isso, ensinava a seus discípulos que deveriam fazer o mesmo.

Jesus lava os pés dos discípulos

Jesus lava os pés dos discípulos em sua despedida

Essa experiência que os discípulos tiveram foi profundamente valiosa, pois era um dos últimos ensinamentos que Cristo deixou. Ele estava muito próximo de cumprir Seu propósito principal, morrer por nossos pecados na cruz. Antes disso, sabia que precisava fornecer mais alguns aprendizados inesquecíveis e valiosos!

1. A relação com Jesus nos promove restauração

Em Cristo, temos a sujeira do pecado lavada! Nossos pés se tornam limpos e livres para viver algo novo. Não mais marcados pelo peso e desconforto do que não deveria estar ali, por não fazer parte de quem somos. Jesus nos ensina que, na relação com Ele, podemos sentar e esperar, pois é Ele quem nos lava e liberta. Achegamo-nos e, em sua fidelidade, Ele cumpre sua parte em cuidar de nós. Nosso papel é deixar que Cristo faça o que só Ele pode. Precisamos, desesperadamente, sermos limpos pela doçura, delicadeza e bravura do Seu amor!

2. A relação com Jesus nos promove paciência e contemplação do outro

Imagine a cena: eram doze discípulos, o primeiro se espanta com Cristo se abaixando e pegando, delicadamente, seu pé. Então, começa uma longa jornada. O texto não fala como foi à sequência, quem foi o primeiro e quem foi o último e, este não foi um ato guiado pela rapidez. Cristo é caprichoso, provavelmente lavou cada um dos pés, de Judas até Pedro, com todo zelo e cuidado. Isso quer dizer que foi uma experiência demorada, tiveram que esperar chegar a sua vez, o seu momento de serem limpos e servidos. Assim é em nossa vida, tem fases que contemplamos Deus limpar nossos irmãos, é momento para assistir e se alegrar, até que chegue a nossa vez. E, vibrar com o tempo de atenção, cura e restauração do outro, é exercício da vida Cristã, justamente porque o Reino de Deus é sobre Ele e o que Seu poder é capaz de fazer e não exclusivamente sobre nós e as conquistas que Deus nos permite experimentar.

3. Jesus lava os pés dos discípulos - Que ato glorioso!

Naquele momento, ninguém conseguia entender a complexidade daquela atitude. Soava, talvez, como algo divertido, mais uma experiência com Jesus. Quem estava por perto, deve ter se espantado, afinal o ato de lavar os pés de outra pessoa, naquele tempo, era algo praticado apenas por um escravo ou o mais simples de todos. Jesus é o mestre que deveria ser servido, não o que servia. E então o ato se torna extremamente glorioso, pois ao final Cristo declara saber que seria traído. Mesmo assim, lavou os pés de Judas, o discípulo que o entregaria à morte e que sem saber, faria o maior favor para humanidade: colocaria Cristo em Seu pleno propósito. Às vezes, nos desesperamos com tudo dando errado, com determinadas situações se sucedendo em nossas vidas. Mas lembre-se que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8: 28). Judas conduziu Cristo ao ato mais Glorioso: sua morte de cruz - o ápice de sua obediência ao pai! Aquilo que Cristo conquistou, resolveu nosso maior problema com Deus, dividiu a história, Ele venceu a morte e o pecado, que ato Glorioso!

Conclusão

Jesus lava os pés dos discípulos e nos ensina tantas coisas, agora consegue entender como isso, com certeza, têm a ver comigo e com você? Para encerrar, me apego a um trecho em especial da passagem, quando o texto afirma que Cristo amou seus discípulos até o fim. É fácil começar a amar alguém, difícil é continuar amando e fazer isso até o fim. Mas tem algo que nos ajuda nesse sentido: “Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura”. João 13:3-5 A palavra assim tem o mesmo significado de: por isso. Ela aparece no texto juntando duas informações. Jesus tinha força e coragem para lavar os pés dos discípulos, justamente porque estava respaldado em verdades. Sua identidade estava firmada em Deus! Com a morte de Cristo na Cruz, não somente nos reconciliamos com Deus, mas nos tornamos herdeiros com Cristo, somos do Pai e um dia voltaremos para Ele (Romanos 8:16,17). Respaldados nessa certeza, podemos, assim como Jesus, seguir seu exemplo e lavar os pés de Seus discípulos. Até que Cristo volte! Pense nisso: os pés de quem o Senhor está te chamando para lavar hoje? Por Débora Lobo

Download Glorify Today

Sign up to receive the latest updates, exclusive content, and our weekly newsletter!

Follow Us

  • instagram
  • tiktok
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • linkedin

Download