Todo mundo tem uma visão sobre as resoluções de ano novo. Elas podem ser um assunto polêmico. Algumas pessoas AMAM: “Ano novo, novo eu!” Você é essa pessoa? Outros não suportam o pensamento. “Elas são uma invenção comercial para me fazer pagar por uma academia que nunca usarei.” Esse é você? Talvez você seja a pessoa que prefira as “metas” de ano novo. Sabe, algo em que se trabalhar, em vez de um novo padrão arbitrário para fracassar. Ou talvez você seja mais de ir com “temas anuais” - pensamentos que guiarão sua forma de seguir em frente com a vida.
Por mais que você se envolva com as resoluções de ano novo, uma coisa é inegável: há algo no ano novo que nos dá uma sensação de recomeço. Um novo ano nos leva a recomeçar, nos lembra de dar outra chance à vida e nos leva a revigorar as partes da vida que se esvaíram. Então, aqui está minha pergunta: como cristãos, como podemos aproveitar este ano novo para nos tornarmos melhores seguidores de Jesus? Como podemos fazer e manter significativas as resoluções de ano novo que nos aproximam de Cristo? Aqui estão cinco pensamentos:
"...pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma."João 15:5 Enquanto Jesus embarca em seu discurso sobre “videira e ramos” (João 15:1-17), Ele descarta o poderoso (e contundente) lembrete de que, como cristãos,TODO nosso propósito, produtividade e crescimento vem dEle. Sem Jesus, não temos nada de valor eterno para oferecer. É uma importante atualização de perspectiva. Um erro que cometemos com as resoluções de ano novo é tentar criá-las com nossas próprias forças. Reunimos toda a nossa força de vontade para resolver comer melhor, fazer mais exercícios ou ler nossas Bíblias e então nos castigamos quando inevitavelmente falhamos. É como decidir correr uma maratona com um mínimo de treino e nenhum acompanhamento externo: fadado à exaustão. Não é assim que Deus quer que vivamos! Todo o poder no crescimento espiritual vem primeiro de Deus. Não há poder em simplesmente fazer uma resolução. Se quisermos crescer, devemos estar atentos à nossa necessidade constante do Espírito de Deus. Ele precisa ser o iniciador, não nós. Para fazer resoluções produtivas este ano, traga Deus para o processo desde o primeiro dia. Ore. Tiago 1:5 diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, deve pedir a Deus.” Este é um ótimo lugar para começar. Deixe simples, peça a Deus primeiro.
“E tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ações, façam tudo em nome do Senhor Jesus.” Colossenses 3:17 Depois de colocar Deus no centro do palco, o próximo passo é uma autorreflexão saudável. Por que você está fazendo essas resoluções? Como cristãos, somos chamados a viver por uma causa maior do que nós mesmos. Seguindo a Cristo, damos nossas vidas pelos outros enquanto buscamos levar suas boas novas a um mundo destruído. Por meio do Espírito Santo, renunciamos aos nossos desejos egoístas e os substituímos pelos propósitos de Deus. Vivemos de acordo com “seja feita a tua vontade”, em vez de perseguir nossos próprios desejos. Isso é relevante quando fazemos resoluções de ano novo. As resoluções automotivadas serão sustentadas apenas por nossa força de vontade, que acabará se cansando. Resoluções motivadas por Deus são mais propensas a produzir frutos consistentes e impactantes. Em cada resolução que tomamos, perguntemo-nos: para quem é isto? Se apenas nós mesmos, vamos pensar novamente. Em tudo o que fizermos, resolvamos honrar a Deus e fazer tudo pelo nome DELE, não o nosso. Com isso como nossa motivação, podemos ter mais confiança de que o Espírito nos ajudará a passar por isso.
Uma vez que tenhamos a orientação correta de nossas resoluções de ano novo, podemos entrar na logística de estabelecer boas metas. Se Deus é o centro e estamos fazendo resoluções para a sua glória, temos uma base sólida. Uma dica simples para manter uma resolução de ano novo é fazer um plano de como você vai fazer isso. Se você disser apenas “eu quero comer de forma saudável”, é improvável que você consiga isso de forma consistente. É muito vago e você não pensou em como realmente vai ser no dia a dia. É mais provável que você tenha mais sucesso se planejar as realidades de uma alimentação saudável. Uma resolução não é nada sem um plano. Anote. Dê a si mesmo pontos de check-in para refletir sobre o progresso. Uma vez que está no papel, fica mais fácil de executar!
“Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia.” Mateus 6:11 Enquanto Jesus nos ensina a orar, ele nos dá esta bela frase sobre o pão de cada dia. Sempre adorei esse pensamento. Jesus encoraja o crescimento espiritual sustentável: pequenas coisas feitas regularmente. Ele não nos pede para dar saltos enormes e impossíveis de fé esporádica. Em vez disso, anseia que lentamente desenvolvamos profunda confiança e intimidade com ele - um passo de cada vez. Jesus nos chama a avançar gradualmente. Este é um princípio poderoso a ser aplicado às resoluções de Ano Novo. Se você não vai a uma academia há cinco anos, é improvável que vá cinco vezes por semana a partir de amanhã. Em vez disso, você precisa começar pequeno. Faça algo que você pode fazer de forma consistente e permita que cresça naturalmente. Para ser frutífero com suas resoluções, construa hábitos sustentáveis e não tema o fracasso. Se o seu ritmo for sustentável, perder um dia não vai atrapalhar você. Escolha abraçar este ano um dia de cada vez e traga Deus para cada momento.
Não viva a vida sozinho. Toda a nossa vida com Cristo é projetada para ser trabalhada em comunidade. As resoluções de ano novo não são exceção. À medida que estabelecemos metas e determinamos crescer, precisamos de outras pessoas ao nosso redor para nos manter responsáveis. Se você quer sucesso em uma resolução de ano novo, encontre um amigo. Cuide um do outro. Peça ajuda quando você precisar. Talvez trabalhe em algum conteúdo no app glorify juntos. É incrível como você pode ser muito mais eficaz quando envolve outras pessoas. Este ano, resolva viver com pessoas. Com Deus no centro, vocês podem alcançar coisas incríveis juntos.
Como cristão, uma resolução é inútil se Deus não estiver em lugar algum nela. Queremos ser formados à semelhança de Jesus. Esse é o nosso objetivo. A cada ano que passa, queremos amar mais profundamente, esperar mais e servir melhor aos outros. Portanto, reserve um tempo para entregar o ano a Deus. Pergunte a ele onde você precisa crescer. Em seguida, permita que ele dite suas resoluções. Este pode ser o seu melhor ano!
Download Glorify Today